Se analisarmos o relatório da Cognizant Center For The Future Of Work (centro Cognizant do futuro do trabalho), que projeta 21 carreiras do futuro, podemos ver que profissões envolvendo dados aparecem mais de uma vez. Muitas vezes, há uma certa confusão em relação aos profissionais que fazem parte da área de dados. Para que você entenda qual a diferença entre cada tipo de profissional, vamos explicar as responsabilidades de um cientista, um engenheiro e um analista de dados. Certifique-se de que a plataforma inclua suporte para as ferramentas de código A importância dos cientistas de dados para o desenvolvimento dos negócios aberto mais recentes, provedores de controle de versão comuns, como GitHub, GitLab e Bitbucket e forte integração com outros recursos. Para facilitar a sua jornada nos estudos sobre Ciência de Dados a Alura desenvolveu um Tech Guide contendo um mapeamento dos principais tópicos demandados pelo mercado. Por exemplo, se um conjunto de dados de treinamento para um algoritmo de machine learning não for diversificado ou representativo, o modelo resultante pode perpetuar ou até amplificar preconceitos existentes, levando a decisões injustas ou tendenciosas.

Além disso, há o desafio de evitar vieses nos dados, que podem levar a resultados discriminatórios. Com essa biblioteca você pode fazer gráficos e visualizações dos dados, ver como eles estão distribuídos, identificar outliers e também torna o trabalho de avaliação de modelos mais fácil. Outra biblioteca que considero importante é a Matplotlib, para a visualização de dados.

O que faz um profissional de Ciência de Dados?

A sua principal função é extrair informações valiosas de dados armazenados de uma empresa que serão importantes para avaliar a situação atual e traçar estratégias mais assertivas para o futuro. Ser um cientista de dados significa possuir habilidades avançadas de programação, essenciais para aplicar conhecimentos na resolução de problemas reais. O domínio de ferramentas e técnicas de programação é fundamental para escrever e manipular código, utilizar softwares especializados e aplicar modelos analíticos. Da mesma forma, funcionários e consumidores podem se defender contra alguns dos ataques de engenharia social mais prejudiciais adotando as melhores práticas de privacidade de dados.

Vários provedores de cloud, incluindo IBM® Cloud, também oferecem kits de ferramenta predefinidos que permitem aos cientistas de dados construir modelos sem programação, democratizando ainda mais o acesso às inovações tecnológicas e aos insights de dados. Eles aplicam técnicas estatísticas e algoritmos de aprendizado de https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ máquina para descobrir padrões, tendências e relações nos dados. Isso envolve a criação e a execução de modelos preditivos e algoritmos de segmentação, além de realizar análises exploratórias para obter insights iniciais. Além disso, na economia global interconectada, os dados muitas vezes fluem entre organizações.

Quais são as técnicas de ciência de dados?

As linguagens, bibliotecas e ferramentas disponíveis mudam rapidamente, mas a matemática, estatística e conhecimento sobre as possibilidades de análise de dados não. Os cientistas de dados precisam trabalhar com várias partes interessadas e gerentes de negócios para definir o problema a ser resolvido. Isso pode ser desafiador, sobretudo em grandes empresas com várias equipes com requisitos variados.

o que faz ciencia de dados

Contudo, somente esse tipo de cruzamento de informações não satisfaz mais o mercado. Afinal, o mundo dos dados vem sofrendo uma grande transformação nos últimos anos e essa mudança diz respeito, principalmente, à quantidade, variedade e formato dos dados com que temos que lidar. Só gostar de internet, redes sociais e dispositivos eletrônicos não é suficiente para carreiras em áreas da tecnologia.

Veja os 10 cursos mais acessados do trimestre

Isso é feito através da aplicação do método científico, baseado em hipóteses e testes, a ciência erra, revisa e valida questões. E mesmo quando pensamos no presente, em como está o mercado atual, podemos observar que é um ótimo momento para a área. De acordo com uma pesquisa da Intera, HRtech de recrutamento digital, no primeiro semestre de 2021, houve um crescimento de 485% no número de vagas para profissionais na área de dados.